Geral
Hamas anuncia que dissolverá governo em Gaza após formação de novo comitê palestino
Grupo afirma que deixará o comando assim que liderança tecnocrática assumir o território, conforme plano mediado pelos EUA
O Hamas anunciou neste domingo, 11, que dissolverá seu governo na Faixa de Gaza assim que um comitê de liderança tecnocrática palestina assumir o controle do território, conforme previsto no plano de paz mediado pelos Estados Unidos. O grupo, no entanto, não especificou quando a transição ocorrerá.
Até o momento, tanto o Hamas quanto a Autoridade Palestina – reconhecida internacionalmente como representante dos palestinos – não divulgaram os nomes dos tecnocratas que comporão o novo comitê. Segundo o plano, esses integrantes não devem ter filiação política, mas ainda não está claro se suas indicações serão aceitas por Israel e pelos Estados Unidos.
O acordo também prevê a criação de um "Conselho de Paz", órgão internacional que será liderado pelo presidente norte-americano Donald Trump e terá a responsabilidade de supervisionar o novo governo e outros aspectos do cessar-fogo, em vigor desde 10 de outubro. Entre as atribuições do conselho estão o desarmamento do Hamas e o envio de uma força de segurança internacional para a região. Até o momento, os nomes dos integrantes do conselho ainda não foram anunciados.
Com informações da Associated Press
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa