Geral
Técnicos do TCU apontam que Banco Central agiu corretamente no caso Master
Parecer inicial de auditores do Tribunal de Contas da União indica que BC seguiu procedimentos adequados na liquidação do Banco Master; decisão final ainda depende do plenário do TCU.
Correção: Na versão anterior desta matéria, o título informava incorretamente que o parecer era do colegiado do TCU. Na verdade, trata-se de análise preliminar realizada por técnicos do tribunal.
Por Cícero Cotrim
Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) constataram que o Banco Central agiu corretamente em suas investigações sobre o Banco Master, segundo pessoas com conhecimento do processo informaram à Broadcast. Essa instrução preliminar está sob sigilo, assim como o restante do procedimento.
O documento foi elaborado antes de o ministro Jhonatan de Jesus, relator do caso, publicar despacho determinando inspeção in loco na autoridade monetária, na última segunda-feira (5). Já na quinta-feira (8), o ministro acolheu recurso do BC e suspendeu a inspeção até que o plenário do TCU se manifeste.
De acordo com apuração da reportagem, os auditores do TCU indicaram que o Banco Central teria agido corretamente em todas as etapas que culminaram na liquidação do Banco Master, decretada em 18 de novembro. Ressalta-se, porém, que a análise é preliminar. A existência do parecer foi revelada pelo jornal O Globo.
A investigação do TCU sobre a liquidação do Master pelo BC teve início no final de 2025. No despacho que abriu o processo, com o objetivo de apurar possível "precipitação" da autoridade monetária, o ministro Jhonatan de Jesus chegou a considerar a adoção de medidas cautelares contra a autarquia.
O parecer preliminar dos técnicos não recomendava a adoção dessas medidas cautelares, o que, segundo fonte ouvida pela reportagem, reduz a probabilidade de sua aplicação, já que o BC teria agido corretamente no caso.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa