Geral
A África e o BRICS
Bloco representa novas oportunidades de investimento e autonomia para países africanos
Os países africanos vêm intensificando sua presença em blocos internacionais, e a relação com o BRICS, que já conta com a África do Sul entre seus membros, exemplifica esse avanço.
O continente enxerga na parceria com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul oportunidades para ampliar investimentos, fomentar o comércio e fortalecer sua posição política, buscando alternativas aos modelos tradicionais ocidentais.
Até que ponto essa aproximação com o BRICS contribui para a autonomia africana? Quais os impactos dessa aliança nas relações comerciais globais? E de que forma os países africanos conciliam interesses próprios com as dinâmicas internas do grupo?
Para discutir essas questões, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Ana Saggioro Garcia, professora de relações internacionais e coordenadora do Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre em ciência política pela Universidade Livre de Berlim e autora do livro "Brasil, BRICS e África no regime internacional de investimentos: uma economia política das relações Sul-Sul". O programa está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências