Geral
Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS lança Atlas de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono
Documento feito em parceria com a Petrobras oferece base de dados para os desafios da descarbonização no país.
O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS lançou o Atlas de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono: Explorando o Potencial do Brasil. O documento, resultado de um projeto estratégico desenvolvido em parceria com a Petrobras, foi lançado em uma live institucional. O principal objetivo do Atlas é oferecer uma base sólida e atualizada para os desafios da descarbonização no país, disponibilizando dados e informações relevantes, tanto ao público especializado quanto para a sociedade em geral.
Baseado na Plataforma GIS CCUS Brasil, que reúne todas as informações públicas sobre Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS) no país, o Atlas apresenta uma leitura estruturada e ilustrada das regiões com maior potencial para utilização e armazenamento geológico de CO₂, consolidando-se como uma referência para pesquisadores, tomadores de decisão e agentes do setor energético.
Além do Atlas Digital, o projeto entregou uma ferramenta virtual hospedada no site do IPR, que integra dados e análises sobre o potencial brasileiro em tecnologias de CCUS. Essas soluções envolvem a captura do CO₂ de fontes industriais ou do ar, sua utilização em outros processos produtivos ou seu armazenamento permanente no subsolo, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
O projeto foi duas vezes finalista do Prêmio ANP e reforça o papel do IPR e da PUCRS na geração de conhecimento aplicado, inovação e apoio à transição energética no Brasil.
Acesse o Atlas: https://www.pucrs.br/ipr/plataforma-gis-ccus-brasil/atlas/.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências