Geral

Dinamarca e Groenlândia buscam reunião com Rubio após interesse dos EUA pela ilha

Após nova manifestação dos EUA sobre controle da Groenlândia, líderes dinamarqueses e groenlandeses pedem diálogo com secretário de Estado norte-americano.

07/01/2026
Dinamarca e Groenlândia buscam reunião com Rubio após interesse dos EUA pela ilha
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Dinamarca e a Groenlândia buscam uma reunião com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, após a administração do presidente Donald Trump reafirmar a intenção de assumir o controle da estratégica ilha ártica, atualmente território dinamarquês.

O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, e a ministra de Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt, solicitaram o encontro com Rubio "em um futuro próximo", conforme comunicado divulgado nesta terça-feira no site oficial do governo groenlandês. Segundo a nota, tentativas anteriores de agendar uma reunião não tiveram sucesso.

As tensões aumentaram desde que a Casa Branca declarou que "o exército dos EUA é sempre uma opção", mesmo diante da rejeição de líderes europeus aos apelos renovados de Trump para que os Estados Unidos assumam o controle da Groenlândia, citando motivos estratégicos.

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, alertou no início da semana que uma eventual tomada de controle dos EUA representaria o fim da aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Líderes da França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha e Reino Unido manifestaram apoio à Dinamarca em uma declaração conjunta, reafirmando que a ilha, rica em minerais, "pertence ao seu povo". O comunicado defende a soberania da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca e integrante da Otan.

Fonte: Associated Press.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.