Geral
IASP reforça apoio ao Banco Central após liquidação do Banco Master
Instituto dos Advogados de São Paulo destaca competência exclusiva do BC e critica extrapolação do TCU
O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) manifestou nesta terça-feira, 6, por meio de nota, sua preocupação com a possível extrapolação das competências do Tribunal de Contas da União (TCU) no contexto das investigações que resultaram na liquidação do Banco Master pelo Banco Central, em novembro. O comunicado do IASP soma-se ao posicionamento de outras entidades dos setores financeiro, de serviços e comércio, que recentemente se manifestaram em apoio à autarquia.
“A liquidação extrajudicial de instituição financeira constitui ato inserido na esfera de competência técnica e regulatória atribuída, com exclusividade, ao Banco Central do Brasil, revelando-se, portanto, inadequada qualquer tentativa de restrição ou substituição”, afirma a nota do instituto.
O IASP ressaltou ainda que o respeito aos limites institucionais não enfraquece o controle republicano. Segundo a entidade, pelo contrário: fortalece esse controle ao garantir que cada órgão atue dentro das atribuições conferidas pelo ordenamento jurídico. “A observância rigorosa dessas balizas é condição indispensável à harmonia entre as instituições e à preservação do Estado de direito”, conclui o comunicado.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências