Geral
Saúde orienta tutores sobre cuidados com pets durante o verão
Altas temperaturas podem trazer riscos para os animais
Assim como os humanos, cães e gatos também sofrem com o calor excessivo e podem apresentar problemas de saúde se não estiverem devidamente protegidos. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta aos tutores sobre a necessidade de redobrar os cuidados com os animais de estimação durante o verão.
De acordo com o médico veterinário Lindomar Machado, da eMulti Estratégia 8 Maceió, a hidratação é fundamental nesta época do ano. “Os pets devem ter acesso constante à água limpa e fresca, que deve ser trocada várias vezes ao dia. Evite manter os animais em ambientes abafados, pois eles podem desenvolver hipertermia e apresentar sintomas graves devido ao aumento da temperatura corporal”, orienta.
Outro cuidado essencial é evitar passeios nos horários mais quentes, geralmente entre 10h e 16h. O asfalto e a areia podem atingir temperaturas elevadas e causar queimaduras nas patas dos animais. O ideal é optar por caminhadas no início da manhã ou no final da tarde, quando o clima está mais ameno.
“No verão, no Nordeste brasileiro, é preciso intensificar os cuidados com cães e gatos devido ao aumento do calor e das temperaturas ambientais. Animais expostos aos raios ultravioleta, especialmente entre 10h e 16h, podem desenvolver câncer de pele. Evite passear com seus animais nesses horários. Cães e gatos com pelagem clara, com menos melanina, são mais suscetíveis ao câncer de pele”, reforça o veterinário.
Lindomar também destaca a importância do uso de protetor solar nos pets. “É fundamental aplicar protetor solar no focinho, nas extremidades das orelhas e na barriga dos cães. Existem protetores solares específicos para animais disponíveis em pet shops, especialmente para cães de pele mais clara”, finaliza.
Confira outras dicas para proteger seu pet no verão:
- Mantenha os animais vacinados e vermifugados, já que no verão eles passeiam mais e podem ter contato com animais de rua;
- Utilize repelente contra mosquitos, pois nesta estação há maior presença de insetos transmissores de doenças graves, como a leishmaniose;
- Deixe cães de raças com pelagem longa em ambientes climatizados ou bem ventilados;
- Permita banhos de piscina, mas sempre com supervisão do tutor para evitar acidentes e afogamentos.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências