Geral
Nevasca intensa causa cinco mortes em acidentes de trânsito na França
Fenômeno climático afetou transportes e deixou vítimas também no Reino Unido e nos Países Baixos.
Uma forte nevasca provocou cinco mortes em acidentes de trânsito na França e causou transtornos em diversos sistemas de transporte no país, assim como no Reino Unido e nos Países Baixos, informaram autoridades nesta terça-feira, 6.
O ministro dos Transportes francês, Philippe Tabarot, admitiu que o fenômeno foi "um pouco subestimado" pelos serviços meteorológicos.
Na segunda-feira, um caminhão derrapou e colidiu com uma van em Presles-en-Brie, a cerca de 30 quilômetros de Paris, resultando na morte do motorista da van e ferimentos em outras duas pessoas, segundo a polícia francesa.
Outro acidente fatal ocorreu em Perreux-sur-Marne, a leste de Paris, quando um veículo caiu no Rio Marne após bater no meio-fio devido às condições climáticas adversas.
Nesta terça-feira, três pessoas morreram em dois acidentes distintos causados por gelo nas estradas do departamento de Landes, no sudoeste da França, próximo à fronteira com a Espanha.
A polícia de Paris recomendou que motoristas retornassem mais cedo para casa na segunda-feira, devido à nevasca que atingiu a região à tarde, e reduziu o limite de velocidade nas rodovias para 80 km/h.
O transporte público em Paris foi restabelecido nesta terça-feira, depois de interrupções no dia anterior. Linhas de ônibus voltaram a operar, enquanto trens, bondes e o metrô funcionavam normalmente, de acordo com a RATP, empresa responsável pelo transporte da capital.
Nos aeroportos parisienses Charles de Gaulle e Orly, as companhias aéreas foram obrigadas a reduzir em 15% o número de voos devido às condições do tempo.
Impacto em outros países
Nos Países Baixos, cerca de 700 voos foram cancelados no aeroporto de Amsterdã-Schiphol, mais da metade das operações previstas. O tráfego ferroviário também foi comprometido, principalmente na região de Amsterdã, e os trens Eurostar que ligam os Países Baixos a Paris e Londres foram suspensos.
Queda de temperatura e transtornos no Reino Unido
No norte da Grã-Bretanha, uma onda de frio fez as temperaturas caírem para -12,5°C durante a noite. A neve interrompeu viagens ferroviárias, rodoviárias e aéreas, além de fechar centenas de escolas.
Eventos esportivos como corridas de cavalos e partidas de futebol foram cancelados devido à neve e à geada. Uma falha de energia causada pelo gelo paralisou o metrô de Glasgow, e o Aeroporto John Lennon, em Liverpool, ficou fechado temporariamente na segunda-feira.
Para esta terça-feira, a previsão era de até 15 centímetros de neve no norte da Escócia, onde algumas pessoas já estavam isoladas por nevascas anteriores. O parlamentar Andrew Bowie classificou a situação como "crítica" e solicitou o envio de soldados para auxiliar na remoção da neve e no fornecimento de alimentos e suprimentos médicos aos isolados.
(Com agências internacionais)
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências