Geral
China proíbe exportação de produtos de uso dual ao Japão após tensão sobre Taiwan
Medida é resposta a declarações japonesas sobre possível intervenção militar no estreito de Taiwan
O governo chinês anunciou a proibição da exportação de produtos de dupla utilização para o Japão, alegando preocupações com possíveis fins militares. A decisão foi divulgada pelo Ministério do Comércio da China nesta terça-feira (6), em meio a críticas às recentes declarações da liderança japonesa sobre Taiwan.
Segundo comunicado publicado no site oficial do ministério, autoridades japonesas teriam feito "declarações errôneas sobre Taiwan, insinuando a possibilidade de uma intervenção militar no estreito de Taiwan". O governo chinês classificou tais manifestações como interferência nos assuntos internos do país e uma grave violação do princípio de Uma Só China.
"A China decidiu proibir a exportação de todos os bens de dupla utilização para consumidores militares japoneses para fins militares, bem como qualquer outro consumo final que contribua para o fortalecimento do poder militar do Japão", informa o comunicado.
De acordo com Pequim, a medida tem como objetivo garantir a segurança nacional e o cumprimento das obrigações internacionais de não proliferação, respeitando as normas da legislação chinesa de controle de exportação.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências