Geral

Bolsas asiáticas avançam com rali de ações de defesa e novos recordes em Tóquio e Seul

Ações do setor de defesa impulsionam índices após ataque dos EUA à Venezuela; mercados de Tóquio e Seul atingem máximas históricas.

06/01/2026
Bolsas asiáticas avançam com rali de ações de defesa e novos recordes em Tóquio e Seul
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Por Sergio Caldas

As bolsas da Ásia encerraram o pregão desta terça-feira em alta, com destaque para os recordes alcançados nos mercados de Tóquio e Seul. O movimento foi impulsionado pelo forte desempenho das ações de defesa, que subiram pelo segundo dia consecutivo em resposta ao recente ataque dos Estados Unidos à Venezuela, resultando na destituição do presidente Nicolás Maduro.

Em Tóquio, o índice japonês Nikkei avançou 1,32%, atingindo o nível inédito de 52.518,08 pontos. No setor de defesa, os papéis da Kawasaki Heavy Industries e da IHI Corp registraram altas expressivas de 5,98% e 3,66%, respectivamente, mantendo o ritmo de valorização iniciado na sessão anterior.

O índice sul-coreano Kospi também se destacou, subindo 1,52% em Seul e alcançando 4.525,48 pontos, renovando sua máxima histórica pelo terceiro pregão consecutivo. O desempenho foi sustentado tanto por ações de defesa quanto por papéis do setor de tecnologia de chips.

Investidores seguem atentos aos desdobramentos geopolíticos após a operação militar dos EUA que resultou na captura de Maduro. O presidente Donald Trump afirmou ontem que os Estados Unidos "não estão em guerra" com a Venezuela, ressaltando que o objetivo da ação é combater o tráfico de drogas. Maduro foi levado para Nova York, onde será julgado por narcoterrorismo e outros crimes.

Em outras praças asiáticas, o Hang Seng avançou 1,38% em Hong Kong, fechando a 26.710,45 pontos, enquanto o Taiex subiu 1,57% em Taiwan, atingindo 30.576,30 pontos, ambos impulsionados pelo setor de tecnologia.

Na China continental, o Xangai Composto teve alta de 1,50%, a 4.083,67 pontos, e o Shenzhen Composto ganhou 1,40%, fechando em 2.617,77 pontos.

Por outro lado, a bolsa australiana destoou do otimismo regional. O S&P/ASX 200 recuou 0,52% em Sydney, encerrando o dia a 8.682,80 pontos.

Contato: [email protected]