Geral

Vegetação já não consegue absorver CO2 como antes, aponta estudo

Escassez de nitrogênio no solo limita fotossíntese e reduz capacidade de plantas de retirar carbono da atmosfera

06/01/2026
Vegetação já não consegue absorver CO2 como antes, aponta estudo
Estudo indica queda na absorção de CO2 pelas plantas devido à falta de nitrogênio no solo. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Um novo estudo publicado na revista PNAS revela que a vegetação mundial está perdendo a capacidade de absorver CO2 da atmosfera como se acreditava anteriormente.

A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Simon Fraser, no Canadá, destaca que a principal razão para essa limitação é a escassez de nitrogênio no solo — nutriente fundamental para o processo de fotossíntese, responsável por retirar carbono do ar.

Ao analisar modelos climáticos, os pesquisadores constataram que a chamada fertilização por CO2 caiu cerca de 11% nas projeções recentes. Isso ocorre porque florestas e savanas dependem exclusivamente da fixação natural de nitrogênio, ao contrário das áreas agrícolas, que recebem fertilizantes sintéticos.

Com menos nitrogênio disponível, a capacidade das plantas de absorver carbono diminui, o que pode acelerar ainda mais o aquecimento global.

Por Sputnik Brasil