Geral
Ramal do Apodi avança para a reta final e reforça segurança hídrica do Nordeste
Com 91,86% das obras executadas, o empreendimento se prepara para entrar em operação em 2026, atendendo PB, CE e RN
Brasília (DF) - À medida que o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), conduzido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), se expande, o Nordeste avança na segurança hídrica e faz a água chegar a regiões antes marcadas pela escassez. Nesse contexto, o Ramal do Salgado se consolida como uma das obras estratégicas, ampliando o alcance das águas do Velho Chico no Ceará.
Atualmente, a transposição das águas do Rio São Francisco conta com o Eixo Norte, com 260 km, atendendo cerca de 8,1 milhões de pessoas, e o Eixo Leste, com 217 km, abastecendo aproximadamente 3,9 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco e Paraíba. Ambas as estruturas operam de forma plena, permitindo que novos ramais ampliem o alcance das águas do Rio São Francisco para atender cada vez mais municípios do semiárido.
“O Ramal do Salgado representa uma das entregas mais importantes dessa nova fase do PISF. Estamos garantindo que o Ceará tenha mais segurança hídrica e condições estruturais para enfrentar longos períodos de estiagem”, destacou o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira.
Trata-se de uma extensão estratégica que nasce no quilômetro 30 do Trecho IV (Ramal do Apodi), em Cachoeira dos Índios (PB), e segue até Lavras de Mangabeira (CE), onde deságua no rio Salgado. Com 36 km de extensão, o empreendimento irá garantir abastecimento para 54 municípios cearenses, beneficiando aproximadamente 4,7 milhões de habitantes, sendo assim um dos maiores alcances populacionais entre os ramais associados ao PISF.
Avanço físico da obra
Dados da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) mostram que o Ramal do Salgado segue em execução com 31,66% de avanço físico e 30,94% de execução financeira. O ritmo de trabalho cresceu significativamente em 2025: a obra encerrou 2024 com 8,03% de avanço e evoluiu 23,77 pontos percentuais apenas no ano seguinte, demonstrando aceleração das equipes responsáveis.
Ficha técnica:
3 aquedutos (1.270 m no total);
1 túnel (760 m);
8 rápidos (2.750 m);
Sistema viário com mais de 7 km;
Galerias (200 m).
O investimento estimado é de R$ 357,85 milhões.
Impacto para os municípios
O Ramal do Salgado será responsável por reforçar o abastecimento de importantes centros urbanos do Ceará, como Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Russas, Aracati, Icó, Limoeiro do Norte, Pacajus, Pacatuba, Baturité e dezenas de outras cidades distribuídas entre o Cariri, Sertão Central, Litoral Leste e Região Metropolitana.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências