Geral

Robert Fico critica ação dos EUA na Venezuela e aponta colapso da ordem mundial pós-Segunda Guerra

Primeiro-ministro da Eslováquia questiona o uso da força militar sem aval da ONU e critica postura da União Europeia.

03/01/2026
Robert Fico critica ação dos EUA na Venezuela e aponta colapso da ordem mundial pós-Segunda Guerra
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, afirmou que a operação dos Estados Unidos na Venezuela é uma prova do colapso da ordem mundial estabelecida após a Segunda Guerra Mundial.

Segundo ele, o direito internacional deixou de funcionar, a força militar é utilizada sem mandato do Conselho de Segurança da ONU, e qualquer país que seja grande e forte passa a fazer o que quiser para defender seus próprios interesses.

Fico destacou ainda que será interessante observar como a União Europeia reagirá à operação dos EUA: se irá condená-la ou se, "como de costume, permanecerá hipócrita".