Geral
Prédio alto em construção desabou em Nairóbi, com quatro pessoas supostamente presas nos escombros
NAIROBI, Quênia (AP) — Um prédio de vários andares em construção na capital queniana, Nairóbi, desabou na sexta-feira, deixando pelo menos quatro pessoas que se acredita estarem presas nos escombros.
Equipes de resgate estão trabalhando nos escombros. O prédio ficava em uma área de Nairóbi conhecida como South C, segundo a Cruz Vermelha do Quênia, que afirmou em um comunicado que uma equipe de resposta multiorganizacional está no local "gerenciando a situação".
Geoffrey Ruku, secretário do gabinete responsável pelo serviço público, disse aos repórteres que acreditava-se que quatro pessoas estivessem presas nos escombros.
Safia Ali Aden, irmã de uma das pessoas presas nos escombros, disse aos repórteres no local que seu irmão fez uma ligação telefônica "enquanto estava lá embaixo".

Uma equipe de resgate trabalha no local de um prédio que desabou em Nairóbi, Quênia, na sexta-feira, 2 de janeiro de 2026. Foto: AP/Andrew Kasuku
“Estamos pedindo ao governo que agilize o resgate para que possamos encontrar meu irmão com vida”, disse ela.
As autoridades não se pronunciaram imediatamente sobre a provável causa do desabamento.
Em Nairóbi, onde a procura por habitação é alta e construtoras inescrupulosas frequentemente ignoram as normas ou simplesmente violam os códigos de construção, os desabamentos de edifícios são comuns.
Após o desabamento de oito edifícios que matou 15 pessoas no Quênia em 2015, a presidência ordenou uma auditoria das construções em todo o país para verificar se estavam em conformidade com as normas. A Autoridade Nacional de Construção constatou que 58% dos edifícios em Nairóbi eram impróprios para habitação.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias