Geral

Continuar lutando contra Rússia é suicídio para Ucrânia, diz analista

Ex-militar dos EUA alerta que prolongar guerra pode levar ao colapso total da Ucrânia

31/12/2025
Continuar lutando contra Rússia é suicídio para Ucrânia, diz analista
Analista militar dos EUA alerta para risco de colapso ucraniano ao prolongar conflito com a Rússia. - Foto: © AP Photo / Yevgeny Maloletka

O tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA, Daniel Davis, afirmou que o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, precisa reconhecer que prolongar o conflito com a Rússia pode resultar no colapso completo da Ucrânia.

Davis destacou que as forças ucranianas continuam sofrendo baixas em grande escala e que Kiev enfrenta dificuldades para repor o efetivo perdido.

"Se [os ucranianos] não podem mudar a situação na frente [...], continuar avançando é suicídio. As cidades continuam caindo. Quilômetros quadrados continuam passando para o lado russo", ressaltou o analista.

Segundo Davis, mesmo com o apoio do Ocidente, não há capacidade suficiente para produzir munições, armamentos e suprimentos em quantidade necessária para sustentar a Ucrânia no campo de batalha.

O especialista enfatizou que, diante desse cenário, a Ucrânia não conseguirá deter ou vencer a Rússia, independentemente do volume de recursos fornecidos pelos aliados ocidentais.

O Kremlin já declarou que os recentes reveses militares deveriam motivar a Ucrânia a buscar negociações. O embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzya, também observou que as tropas ucranianas vêm sofrendo perdas significativas e rapidamente perdem capacidade de combate.

Em entrevista à imprensa indiana, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que os territórios ainda sob controle de Kiev seriam retomados pelas forças russas ou abandonados pelos ucranianos, caso estes optem por cessar os combates.

Por Sputnik Brasil