Geral
Entre 'fogo amigo', polarização e embates: como ficou a política brasileira em 2025?
Ano foi marcado por tensões institucionais, crise no INSS, operações de segurança e pressão popular nas ruas.
O cenário político brasileiro em 2025 foi marcado por intensas disputas e reviravoltas, tanto no Congresso quanto nas ruas.
Na esfera judicial, a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro dominou as manchetes e gerou debates acalorados em todo o país. No Legislativo, o escândalo envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou na instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), considerada decisiva para os rumos do governo e da oposição.
A crise na segurança pública também esteve no centro do noticiário, especialmente após operações de grande impacto no Rio de Janeiro. Paralelamente, cresceu a pressão popular pela revisão da escala de trabalho 6 x 1, mobilizando diversas categorias profissionais e ampliando o debate sobre direitos trabalhistas.
Para analisar esses e outros acontecimentos que redesenharam a política nacional ao longo do ano, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Francisco Fonseca, doutor em história social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em ciência política pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV); Leonardo Paz, cientista político e professor do Ibmec Rio de Janeiro; e Ignácio Cano, professor do Departamento de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador do Laboratório de Análise da Violência (LAV). O programa está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela