Geral

Morre Khaleda Zia, primeira mulher a liderar o governo de Bangladesh, aos 80 anos

Ex-primeira-ministra foi figura central na política do país e presidiu o Partido Nacionalista de Bangladesh

30/12/2025
Morre Khaleda Zia, primeira mulher a liderar o governo de Bangladesh, aos 80 anos
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Khaleda Zia, primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra de Bangladesh, morreu nesta terça-feira, 30, aos 80 anos, em um hospital na capital, Daca. A informação foi confirmada pelo Partido Nacionalista de Bangladesh, presidido por Zia, em comunicado divulgado nas redes sociais. A causa da morte não foi revelada.

Herdeira política de seu marido, o militar Ziaur Rahman — reconhecido por instaurar a democracia no país e assassinado em um golpe militar em 1981 —, Khaleda Zia assumiu o cargo de primeira-ministra em 1991. Ela foi reeleita em 1996, mas permaneceu apenas 12 dias no posto.

Em 2001, retornou ao poder à frente de um governo de coalizão com o principal partido islâmico do país, o Jamaat-e-Islami. Zia ficou marcada por discursos políticos de tom anti-Índia e por sua proximidade com o Paquistão.

Foi sucedida por sua principal rival política, Sheikh Hasina, filha do primeiro presidente de Bangladesh, que deixou o poder após 15 anos durante uma revolta popular em agosto de 2024, quando fugiu do país.

Em janeiro deste ano, a Suprema Corte de Bangladesh absolveu Khaleda Zia de todas as acusações de corrupção, consideradas por ela como "politicamente motivadas". A decisão abriu caminho para que pudesse disputar as eleições gerais previstas para fevereiro de 2026. (Com agências internacionais).