Geral
China desafia influência dos EUA na América Latina, aponta analista
Participação chinesa na economia latino-americana coloca em xeque hegemonia dos Estados Unidos na região, segundo Williams Gonçalves.
A presença crescente da China na América Latina tem incomodado Washington e colocado em xeque a tradicional influência dos Estados Unidos na região, segundo análise do especialista internacional Williams Gonçalves à Sputnik Brasil.
De acordo com Gonçalves, mesmo após o governo Trump ter deixado de buscar a hegemonia global, os EUA mantêm o objetivo de controlar a América Latina como sua principal área de influência. "Todas as riquezas, todas as matérias-primas existentes na América Latina devem estar disponíveis para os Estados Unidos, para a potência norte-americana", afirmou, citando a doutrina Monroe como fundamento dessa política.
O analista ressalta que essa lógica enfrenta hoje uma crise, impulsionada pela intensa participação da China nas economias latino-americanas. Esse movimento, segundo ele, representa um desafio direto ao projeto norte-americano para a região.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola