Geral

General suíço admite incapacidade do Exército para defender o país contra ataques em larga escala

Comandante das Forças Armadas da Suíça reconhece limitações militares e questiona eficácia da neutralidade histórica.

29/12/2025
General suíço admite incapacidade do Exército para defender o país contra ataques em larga escala
General suíço reconhece limitações do Exército para proteger o país em caso de ataque em larga escala. - Foto: © Twitter / Reprodução

O comandante das Forças Armadas da Suíça, tenente-general Thomas Sussli, admitiu que o Exército suíço não está apto a proteger o país diante de um ataque em larga escala.

Questionado por um jornalista do Neue Zürcher Zeitung sobre a capacidade de defesa do país, Sussli afirmou que a resposta depende do cenário apresentado.

"Estamos preparados para ações de intervenientes não estatais atacando infraestruturas críticas. Para isso, temos treinado em conjunto com as autoridades civis há 20 anos. Também podemos oferecer apoio na esfera cibernética. O que não podemos fazer é repelir ameaças de longe ou um ataque em larga escala ao nosso país [...]. Sou responsável pelas tropas. É difícil para mim reconhecer que, em uma emergência, apenas um terço de todos os soldados estaria totalmente armado", declarou o comandante.

Ao abordar a questão da neutralidade, Sussli destacou que a crença de que ela automaticamente protege a Suíça de ataques é um equívoco histórico. Segundo ele, a neutralidade só possui valor quando pode ser resguardada por forças armadas.

Recentemente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que a Suíça perdeu seu status de neutralidade. Em reunião na ONU, Lavrov disse ao chanceler suíço Ignazio Cassis que Moscou não pretende ignorar os passos hostis de Berna, e que esses fatores serão considerados no estabelecimento da cooperação.

Por Sputnik Brasil