Geral
Chuva forte e alerta de perigo para altas temperaturas: confira a previsão do tempo
Virada do ano em São Paulo será marcada por pancadas de chuva e temperaturas elevadas, com riscos de alagamentos e queda de árvores.
A virada do ano deve ser marcada por chuva em São Paulo e em outras regiões do Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor permanece intenso até os primeiros dias de 2026, mas sem os recordes de temperatura registrados nas últimas 48 horas.
No último domingo de 2025, a região metropolitana de São Paulo registrou a maior temperatura máxima já observada em dezembro: 37,2ºC. Até então, o recorde era de 35,1ºC, registrado em dezembro de 1998.
Dados do Inmet e do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), divulgados pela Defesa Civil de São Paulo, mostram que em algumas localidades do Estado as máximas superaram os 42ºC.
"O cenário reflete a atuação persistente de uma massa de ar quente, responsável por temperaturas elevadas e sucessivos recordes, especialmente em áreas urbanas, onde os efeitos do calor são potencializados", informou o Inmet.
Temperaturas acima da média
A onda de calor que atinge Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil há cerca de uma semana, com temperaturas até 5ºC acima da média para o período, permanece sob alerta vermelho (de grande perigo) pelo menos até as 18h desta segunda-feira (29), de acordo com o Inmet.
A máxima pode chegar a 31ºC, mas há alerta para a formação de pancadas de chuva isoladas, típicas do verão, entre a tarde e a noite. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, a previsão é de chuva forte, com potencial para queda de árvores e alagamentos.
As temperaturas tendem a amenizar nos próximos dias, com a chegada de mais chuva.
Para a terça-feira (30), a estimativa é de temperaturas variando entre 22ºC e 29ºC. Também há previsão de novas pancadas de chuva intensas, com trovoadas, raios, eventuais rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
"Alerta-se para a possibilidade de formação de alagamentos intransitáveis, elevação significativa de córregos e rios, bem como queda de árvores", acrescenta o CGE.
Na quarta-feira (31), véspera do Réveillon, a aproximação de uma frente fria pelo oceano intensifica a instabilidade em todo o leste paulista. O dia será de tempo mais instável e nublado, com temperaturas entre 22°C e 31°C. Para o momento da virada, a previsão indica risco de pancadas de chuva moderadas a fortes na região metropolitana de São Paulo.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu