Geral
Zelenski afirma que EUA propõem garantia de segurança de 15 anos à Ucrânia
Presidente ucraniano revela proposta americana em plano de paz, mas defende compromisso mais longo para conter ameaças russas.
Os Estados Unidos ofereceram à Ucrânia garantias de segurança por 15 anos como parte de um plano de paz, segundo informou o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, nesta segunda-feira (29), após reunião com o presidente americano, Donald Trump.
Apesar do avanço diplomático, Zelenski destacou que prefere um compromisso de até 50 anos, a fim de dissuadir novas tentativas da Rússia de invadir o território ucraniano.
"Sem garantias de segurança, realisticamente, esta guerra não terminará", declarou Zelenski a jornalistas, respondendo perguntas enviadas por mensagens de voz via WhatsApp.
Os detalhes das garantias oferecidas não foram divulgados. Zelenski mencionou apenas que o acordo prevê mecanismos de monitoramento da paz e a "presença" de parceiros internacionais, sem detalhar. Por outro lado, a Rússia já sinalizou que não aceita o envio de tropas de países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para a Ucrânia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que o presidente russo, Vladimir Putin, e Donald Trump devem conversar em breve. No entanto, não há expectativa de diálogo entre Putin e Zelenski.
Fonte: Associated Press. Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos