Geral
IGP-M recua 0,01% em dezembro e fecha 2025 com queda de 1,05%, aponta FGV
Índice registra menor taxa anual desde 2023; todos os componentes apresentaram desaceleração no mês.
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou leve recuo de 0,01% em dezembro, após alta de 0,27% em novembro, conforme divulgado nesta segunda-feira, 29, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que variavam de 0,04% a 0,30%, com mediana de 0,17%.
Com esse desempenho, o IGP-M encerrou 2025 com queda acumulada de 1,05%, a menor taxa desde 2023, quando a retração foi de 3,18%. Em 2024, o índice havia acumulado alta de 6,54%.
Segundo a FGV, todos os componentes do IGP-M perderam força em dezembro: o Índice de Preços ao Produtor Amplo - Mercado (IPA-M) recuou 0,12%, revertendo a alta de 0,27% de novembro; o Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M) desacelerou para 0,21%, ante 0,28% no mês anterior; e o Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M) arrefeceu para 0,24%, ligeiramente abaixo do 0,25% registrado em novembro.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos