Geral
Houthis ameaçam considerar presença israelense na Somalilândia como alvo militar
Líder do movimento xiita no Iêmen classifica reconhecimento de Israel à Somalilândia como ameaça à segurança regional.
O movimento Ansar Allah, conhecido como houthis, declarou que qualquer presença israelense na Somalilândia será tratada como alvo militar. A afirmação foi feita por Abdul Malik al-Houthi, líder do grupo xiita que governa o norte do Iêmen.
"Consideramos qualquer presença israelense na região da Somalilândia um alvo militar para nossas forças armadas, pois constitui uma agressão contra a Somália e o Iêmen, e é uma ameaça à segurança da região", afirmou al-Houthi em discurso transmitido por uma emissora iemenita.
Na última sexta-feira (26), Israel reconheceu oficialmente a autoproclamada República da Somalilândia, localizada no norte do Chifre da África, como Estado independente.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Somalilândia, Abdirahman Mohamed Abdullahi, assinaram uma declaração conjunta de reconhecimento. Israel foi o primeiro país do mundo a reconhecer a Somalilândia.
As autoridades somalis rejeitaram categoricamente o que chamaram de "invasão da soberania por Israel". A maioria dos países africanos e árabes, além da Liga Árabe e da União Africana, apoia a Somália. O posicionamento israelense recebeu repúdio dos governos do Egito, Turquia, Somália e Djibuti.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos