Geral

Diretor-geral da AIEA planeja nova visita à Rússia no início de 2025

Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, reforça compromisso com inspeções em usinas nucleares russas e ucranianas.

28/12/2025
Diretor-geral da AIEA planeja nova visita à Rússia no início de 2025
Rafael Grossi, diretor da AIEA, anuncia nova visita à Rússia para fortalecer inspeções em usinas nucleares. - Foto: © AP Photo / Matthias Schrader

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou em entrevista à Sputnik que pretende retornar à Rússia no início do próximo ano.

Questionado sobre a necessidade de visitar novamente a Rússia ou a Ucrânia em breve, Grossi respondeu: "Sempre, sempre". Ele lembrou que sua última viagem à Rússia ocorreu há poucas semanas. Em novembro, esteve em Kaliningrado à frente de uma delegação da AIEA, participando de reunião com o CEO da Rosatom, Aleksei Likhachev, e outros representantes do governo russo.

"Pretendo voltar no início do próximo ano", acrescentou Grossi, referindo-se à programação para retornar ao território russo.

O chefe da AIEA destacou ainda que visita a Ucrânia com frequência e que as inspeções seguem ativas.

"Além disso, não se esqueçam que, além de Zaporozhie (ZNPP, na sigla em inglês), tenho missões em Chernobyl. Vocês devem ter notado que houve muito interesse ultimamente, pelo menos aqui na Europa Ocidental. Não sei se na Rússia também, mas houve bastante interesse da mídia. Isso se deve a um dos nossos últimos relatórios — não havia nada de intrinsecamente novo, mas as pessoas tomaram conhecimento de um dos nossos relatórios periódicos", explicou Grossi.

Ele ressaltou que especialistas da AIEA também atuam em outras usinas nucleares na Ucrânia. "Portanto, o compromisso é permanente para mim", concluiu.

Por Sputnik Brasil