Geral
Até quando vai a onda de calor em SP, Rio e mais Estados?
Onda de calor mantém alerta vermelho em São Paulo, Rio e outras regiões; temperaturas devem cair com chegada de chuvas intensas.
Às vésperas do ano-novo, a onda de calor que afeta Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil há cerca de uma semana permanece com alerta vermelho (grande perigo) ao menos até as 18 horas desta segunda-feira, 29, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a previsão de mais chuvas, as temperaturas tendem a amenizar nos próximos dias.
O aviso meteorológico abrange todos os municípios dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de partes do Paraná (incluindo Curitiba), Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
Há cinco dias, as temperaturas estão pelo menos 5ºC acima da média para o período. O Inmet reforça que a onda de calor extremo oferece riscos à saúde, como o estresse térmico, responsável por mais de 1,3 mil atendimentos no Rio de Janeiro nos últimos dias.
"O cenário reflete a atuação persistente de uma massa de ar quente, responsável por temperaturas elevadas e sucessivos recordes, especialmente em áreas urbanas, onde os efeitos do calor são potencializados", destaca o Inmet.
Além do calor, há alerta amarelo (perigo potencial) para tempestades e chuvas intensas em grande parte do País neste domingo, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo. No Rio Grande do Sul, o aviso é laranja (perigo), válido até segunda-feira.
Na sexta-feira, 26, a cidade de São Paulo registrou o dia mais quente de dezembro desde o início das medições (1961), com 36,2ºC. O recorde anterior era do dia anterior, Natal, com 35,9ºC.
Previsão para São Paulo
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) prevê máxima de 31ºC para esta segunda-feira, com chuva forte e risco de queda de árvores e alagamentos, principalmente à tarde.
Para terça-feira, 30, a temperatura deve oscilar entre 22ºC e 29ºC. Novas pancadas de chuva intensas são esperadas, com trovoadas, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. "Alerta-se para a possibilidade de formação de alagamentos intransitáveis, elevação significativa de córregos e rios, bem como queda de árvores", informa o CGE.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos