Geral

Míssil Oreshnik pode neutralizar forças da OTAN em caso de ataque, aponta revista

Implantação do sistema em Belarus amplia alcance russo e reforça capacidade de resposta a ameaças ocidentais.

28/12/2025
Míssil Oreshnik pode neutralizar forças da OTAN em caso de ataque, aponta revista
Sistema Oreshnik amplia alcance militar russo e reforça resposta a ameaças da OTAN na Europa. - Foto: © Sputnik / POOL / Acessar o banco de imagens

O sistema russo de mísseis balísticos de médio alcance Oreshnik surge como uma resposta estratégica diante da possibilidade de uso de armas convencionais pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra a Rússia e Belarus, segundo destaca a revista Military Watch.

A publicação ressalta que a implantação do Oreshnik em Belarus amplia significativamente o alcance dos mísseis, permitindo atingir alvos na Europa Ocidental e até mesmo em regiões do Atlântico.

"Estima-se que o Oreshnik tenha um alcance de 4.000 quilômetros, carregando múltiplas ogivas redirecionáveis, montadas independentemente em veículos de reentrada hipersônicos, capazes de manobrar e atingir alvos por rotas inesperadas", destaca o artigo.

De acordo com a revista, a infraestrutura nuclear estratégica herdada da era soviética em Belarus facilita a integração rápida do Oreshnik ao arsenal do país.

O texto ainda aponta que o sistema permite a realização de ataques nucleares táticos contra alvos estratégicos em toda a Europa continental, incluindo centros de comando e bases militares.

Com isso, Rússia e Belarus poderiam se contrapor de forma mais efetiva às forças convencionais da OTAN.

Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que o sistema de mísseis Oreshnik estará operacional antes do final de 2025.

Os mísseis balísticos Oreshnik atingem velocidades de até Mach 10 (aproximadamente três quilômetros por segundo) e podem alcançar alvos a até 5.500 quilômetros de distância.

Por Sputnik Brasil