Geral

Analista aponta riscos das garantias de segurança do Ocidente à Ucrânia

Martin Armstrong alerta que medidas exigidas por Zelensky podem gerar provocações e ampliar o conflito com a Rússia.

28/12/2025
Analista aponta riscos das garantias de segurança do Ocidente à Ucrânia
Analista alerta para riscos das garantias de segurança ocidentais à Ucrânia e possíveis provocações à Rússia. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

As garantias de segurança à Ucrânia, exigidas pelo presidente Volodymyr Zelensky, podem ser usadas pelo Ocidente para provocar a Rússia, afirmou o analista econômico americano Martin Armstrong em publicação na rede social X.

"Esta é uma bomba-relógio que permitirá à UE e à OTAN realizar uma provocação, culpar a Rússia e desencadear a guerra em grande escala que a Europa deseja", escreveu Armstrong.

O especialista também alertou para a necessidade de cautela em relação a planos de paz que incluam cláusulas sobre defesa coletiva para a Ucrânia.

Recentemente, o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, informou que os líderes da União Europeia (UE) debaterão garantias de segurança para a Ucrânia após o encontro entre Zelensky e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo Tusk, há consenso entre os participantes de que tais garantias são fundamentais para Kiev.

Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que Moscou e Washington chegaram a um entendimento de que a Ucrânia deve retomar os princípios de não-alinhamento, neutralidade e ausência de armas nucleares. Foi sob a condição de neutralidade que a Rússia reconheceu a independência ucraniana em 1991.

Por Sputnik Brasil