Geral

Rússia desenvolve módulo universal de planagem com alcance de até 300 km

Novo equipamento amplia o alcance de bombas aéreas russas e permite operações fora do alcance de sistemas antiaéreos inimigos.

Sputnik Brasil 27/12/2025
Rússia desenvolve módulo universal de planagem com alcance de até 300 km
Módulo universal russo amplia alcance de bombas aéreas para até 300 km, segundo autoridades. - Foto: © Foto / Captura de tela/ Ministério da Defesa da Rússia

O alcance das bombas aéreas russas equipadas com o módulo universal de planagem e correção (UMPK, na sigla em russo) aumentou para quase 300 quilômetros, segundo informou o primeiro vice-primeiro-ministro da Rússia, Denis Manturov.

“Trata-se dos já conhecidos módulos universais de planagem e correção. Na essência, é uma bomba aérea que foi rapidamente modificada para um módulo de voo com alcance variável, dependendo da massa, partindo de 90 quilômetros. No início, era 50-60 km, hoje já alcança 90-100 km e, em alguns casos, quase 300 km”, explicou Manturov em entrevista ao canal de TV Rossiya 24.

O vice-primeiro-ministro também afirmou que a Rússia produz e fornece ao front mais drones do que a Ucrânia. Segundo ele, o país trabalha em diversos tipos de drones, incluindo quadricópteros e modelos FPV, totalizando cerca de um milhão de unidades produzidas.

O módulo universal de planagem e correção pode ser integrado a diferentes tipos de bombas aéreas, permitindo que as missões sejam realizadas sem que as aeronaves entrem na zona de alcance dos sistemas de defesa antiaérea adversários.

A Força Aeroespacial da Rússia tem utilizado ativamente bombas aéreas equipadas com UMPK nas operações militares em andamento.