Geral
Transporte de passageiros avança 0,4% e de cargas cresce 0,7% em setembro, aponta IBGE
Setor de passageiros está 10,3% acima do pré-pandemia, enquanto transporte de cargas supera em 39,7% o patamar de fevereiro de 2020. Atividades turísticas também registram alta.
O transporte de passageiros registrou crescimento de 0,4% na passagem de agosto para setembro, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com esse desempenho, o setor opera atualmente 10,3% acima do nível observado em fevereiro de 2020, período anterior à pandemia de Covid-19. Apesar do avanço, o segmento ainda permanece 15,2% abaixo do pico alcançado em fevereiro de 2014.
No mesmo período, o transporte de cargas teve alta de 0,7%, marcando o quinto resultado positivo consecutivo. Mesmo assim, o segmento ainda está 3,3% abaixo do ponto mais alto da série, registrado em julho de 2023, mas já opera 39,7% acima do nível pré-pandemia.
Na comparação com setembro de 2023, o transporte de passageiros apresentou elevação de 10,2%, consolidando o 13º resultado positivo seguido. Já o transporte de cargas avançou 5,5% na base interanual, registrando a quinta alta consecutiva.
Atividades turísticas também em alta
O agregado especial de atividades turísticas, segundo o IBGE, apresentou crescimento de 0,1% em setembro frente a agosto, segundo resultado positivo consecutivo. O segmento está 11,5% acima do nível pré-pandemia, mas ainda 2% abaixo do ápice histórico, registrado em dezembro de 2022.
Entre os 17 locais pesquisados, dez apresentaram avanço, com destaque para o Rio Grande do Sul (2,7%), Paraná (2%), São Paulo (0,2%) e Pará (4,9%). Por outro lado, as principais quedas ocorreram no Rio de Janeiro (-0,6%), Goiás (-3,8%) e Ceará (-3,2%).
Na comparação anual, as atividades turísticas cresceram 4,6% em setembro, acumulando 16 resultados positivos consecutivos. No acumulado do ano, o setor registra alta de 5,7% em relação ao mesmo período de 2023.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno