Geral
Usiminas: Nippon Steel vende totalidade de suas ações para a Ternium
Transação encerra parceria histórica e consolida Ternium como única controladora da siderúrgica mineira
A Ternium será a única controladora da Usiminas, encerrando uma longa disputa societária com a Nippon Steel. A siderúrgica mineira comunicou que a Nippon Steel, em conjunto com a Mitsubishi Corporation (Grupo NSC), vendeu a totalidade de suas ações para a Ternium, deixando assim a companhia da qual fazia parte desde a fundação.
De acordo com comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Ternium adquiriu 153.135.207 ações vinculadas ao acordo de acionistas do Grupo NSC, o que representa 31,67% do total das ações com direito a voto e 21,71% do total de ações ordinárias. O valor negociado por ação foi de US$ 2,06, conforme estabelecido entre as partes em 3 de julho de 2023.
"A Previdência Usiminas (PU) e os demais membros do Grupo Ternium (Ternium Argentina, Prosid Investments e Confab Industrial) deram seus respectivos consentimentos à operação, sem exercício de preferência", informou a Usiminas. "A conclusão da operação está sujeita à implementação de condições precedentes usuais nesse tipo de negócio, especialmente a aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)."
Após o fechamento da operação, a Ternium passará a deter aproximadamente 92,95% do capital votante da Usiminas, enquanto a PU manterá 7,05%. Em relação ao total de ações ordinárias, o grupo passará a controlar 71,02%.
"Como resultado da operação, o Grupo NSC deixará de integrar o grupo de controle e o acordo de acionistas da companhia. Os direitos e obrigações da PU, incluindo direitos de voto e indicação, permanecem inalterados", destacou a Usiminas.
A Ternium afirmou, segundo a Usiminas, que o investimento adicional reforça seu compromisso com a companhia e com o mercado siderúrgico brasileiro, e que seguirá empenhada em levar a Usiminas ao seu pleno potencial, aprimorando competitividade e valor, no melhor interesse da empresa e de todos os seus stakeholders.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas