Geral
Lula defende investigação após operação com mais de 120 mortos no Rio
Presidente critica ação policial no Complexo do Alemão e da Penha, classificada como 'matança', e avalia participação da Polícia Federal nas apurações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (4) que o governo federal vai cobrar uma investigação rigorosa sobre a operação policial realizada no Complexo do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes, sendo 117 suspeitos e quatro policiais.
Segundo Lula, a ação das forças de segurança do Rio foi uma "matança", pois as ordens de prisão expedidas pela Justiça não foram cumpridas, culminando em elevado número de mortes.
"Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança."
Para o presidente, não é possível considerar a operação um sucesso diante da quantidade de vítimas fatais, ainda que parte da opinião pública tenha avaliado de forma diferente.
"O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa."
Lula também informou que o governo avalia a possibilidade de a Polícia Federal acompanhar as investigações sobre a operação realizada na última semana na zona norte do Rio.
CELAC discutirá presença dos EUA na América Latina
Em Belém (PA), onde acontecerá a COP30 nos próximos dias, Lula também destacou que a próxima reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) terá como pauta a presença de embarcações militares dos Estados Unidos no mar do Caribe.
"A reunião da CELAC só faz sentido agora se for para discutir a questão dos navios de guerra dos EUA", explicou o presidente.
O encontro dos líderes dos países-membros da CELAC está marcado para os dias 9 e 10 de novembro.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas