Geral
Shopping Nova América celebra 30 anos com bolo gigante, fanfarra e clima de festa
Evento gratuito reuniu clientes, lojistas e visitantes em uma tarde de comemoração na Zona Norte do Rio
Trinta anos depois da inauguração, o Shopping Nova América segue sendo aquele velho conhecido da Zona Norte que nunca perde o charme: só aumenta o tamanho do bolo. Para comemorar as três décadas de fundação, o centro comercial preparou uma festa à altura de sua história: bolo de 30 metros, bandinha de fanfarra, e a presença do carismático mascote Tijolinho, o cãozinho caramelo que virou símbolo da casa. O evento, realizado na praça de eventos em frente à Di Santinni, começou às 15h desta quinta (31) e reuniu moradores de vários bairros da região.
— Eu estava passeando, fui comprar uma carteira e dei de cara com esse bolo enorme. Tive que pegar um pedacinho! — contou, rindo, a teleoperadora Joelma Rocha, 45 anos, moradora do Engenho de Dentro. — Gostei muito dessa festa, está muito animada. Nem sabia que eram 30 anos do shopping. O tempo passa rápido demais.
Muitas pessoas fizeram fila para garantir um pedaço de bolo do aniversário do shopping. A fila andava rápido, e o bolo agradou a quem comeu:
— Tava passeando. Fui pega de surpresa. Moro aqui pertinho, em Bonsucesso, então sempre venho aqui almoçar nos finais de semana ou quando quero me distrair — conta Amanda Cristina, de 34 anos.
Inaugurado em 1995, o Nova América nasceu do reaproveitamento da antiga Companhia de Tecidos Nova América, estrutura tombada pelo patrimônio histórico. A fachada de tijolos ingleses, preservada até hoje, é uma ponte entre passado industrial e presente.
— A gente está muito feliz de fazer essa festa grande, do tamanho do shopping, com a ideia de fazer um bolo de 30 metros. Além de 30 anos do shopping, estamos comemorando os 100 anos da fábrica. Nessas três décadas, o Nova América passou por muitas mudanças e transformações. Hoje ele se tornou um complexo multiuso de lazer, serviços e compras — destaca Alisson Mori, gerente de Marketing e Vendas do shopping.
E não é exagero dizer que o complexo virou um dos maiores centros de convivência e entretenimento da Zona Norte: são três torres comerciais, 19 lajes corporativas, sete salas de cinema, dois hotéis, universidade, academia, supermercado, bancos, clínicas, correios, lotérica, ponto de ônibus e acesso direto ao metrô. O fluxo impressiona: 1,5 milhão de visitantes e mais de 400 mil carros por mês. O fato é que o Nova América faz parte do dia a dia de muita gente e essa ligação que explica a força do empreendimento.
— O shopping faz parte da minha história. Quando eu era adolescente, vinha com minha mãe ver filmes. Depois, foi aqui que tive meu primeiro encontro com meu marido. Hoje trago meu filho e continuo vindo pra resolver tudo: banco, mercado, conteúdo. O Nova América é um pedacinho da minha rotina — afirma a influenciadora Taty Mynssen, de 38 anos.
30 metros de bolo
A responsabilidade pela produção do bolo ficou com Melissa Ferraz, da Doce Mel Confisserie, que enfrentou um desafio inédito: fazer um bolo de 30 metros, simbolizando os 30 anos do shopping. Para isso, ela e sua equipe chegaram após o fechamento do shopping para finalizar o doce.
— Eu nunca tinha feito um bolo tão grande! Foram 108 discos de massa e uma equipe de 20 pessoas montando tudo durante a madrugada, enquanto o shopping estava fechado. A estrutura da mesa do bolo precisou de marceneiro e tábuas especiais. Quando vi o pessoal comendo e feliz, deu aquele alívio e gratidão — contou a confeiteira, completando: — A massa e o recheio fizemos em produção externa. A montagem e a decoração foram no shopping durante a madrugada.
Natal da Zona Norte
Depois do bolo e dos parabéns, o clima festivo continua. Neste sábado, o shopping inaugura sua decoração de Natal temática, batizada de “O Natal da Zona Norte”, com espetáculo ao ar livre no estacionamento próximo ao Hotel Ibis, a partir das 17h. A cenografia vai exaltar símbolos suburbanos como as pipas, as vilas cariocas e até um vagão de metrô recriado, onde o público poderá ver fotos e vídeos com a linha do tempo do shopping e do bairro. O Papai Noel fará sua chegada triunfal, ao lado do mascote Tijolinho, após o espetáculo, em um cortejo com personagens natalinos.
A entrada para o evento é solidária: basta doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à campanha “Natal Sem Fome”, realizada pela rede Ancar Ivanhoe.
A decoração promete impressionar: túnel iluminado, cascatas de luz na Rua do Rio, árvore de sete metros e espaços instagramáveis para fotos com o Papai Noel. Durante novembro e dezembro, haverá oficinas gratuitas de pipas, enfeites natalinos e cartões personalizados, todas inspiradas na cultura local e no mascote Tijolinho.
— A ideia que a gente teve da decoração é trazer elementos que o morador da Zona Norte reconheça. Queremos que vejam que o Natal foi pensado nelas, na cultura delas. A ideia é representar o Rio de Janeiro da Zona Norte e não do turista— afirma o gerente de marketing do shopping.
História e papel social
O Nova América também carrega um legado de responsabilidade social. Em parceria com a Rede Cruzada, o shopping apoia há 25 anos projetos de educação infantil e atividades no contraturno escolar, beneficiando mais de mil pessoas por ano. Além disso, 2025 marca outro marco importante: a revitalização da antiga chaminé da fábrica, que volta a ser um dos ícones do espaço.
— Acabamos de concluir a revitalização completa da chaminé. Foi um trabalho de 6 meses e entregamos hoje também. Ela é um marco, um ícone pra gente — diz Mori.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso