Geral
Mauro Vieira diz que reunião com Marco Rubio foi 'ótima' e que Lula e Trump se encontrarão em breve

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (16), que a reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, foi "ótima". Segundo o chanceler, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump devem se encontrar em breve.
Em um comunicado à imprensa, Vieira destrinchou a reunião com Rubio, que durou pouco mais de uma hora. Os 20 minutos iniciais, segundo o ministro, foi de uma conversa a sós com o secretário de Estados da Casa Branca, a qual foi “muito produtiva” e marcada por praticidade e “atitude construtiva”.
A química, já citada por Lula e Trump, foi mencionada por Vieira, afirmando que a diplomacia dos dois países trabalharão para pavimentar o caminho das relações comerciais entre Brasília e Washington. A expectativa é que os presidentes se encontrem em alguma data no mês de novembro.
O chanceler também destacou que o objetivo do Brasil nestes encontros com representantes dos Estados Unidos é reverter todas as medidas impostas pelo governo Trump nos últimos meses. Vieira não especificou se estas negociações se estenderão sobre a revogação de vistos de membros do governo e seus familiares ou a Lei Magnitsky, utilizada contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, estava presente na reunião, comentou Vieira.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF