Geral

Liderança indígena anuncia avanços em acordos de desocupação no território Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios; veja vídeo

Primeira etapa de indenizações será paga em dezembro e nova rodada está prevista para o primeiro semestre de 2026

18/09/2025
Liderança indígena anuncia avanços em acordos de desocupação no território Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios; veja vídeo

O líder indígena Tanawi Xucuru Kariri anunciou pelas rede sociais que os acordos firmados entre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), os ocupantes de terras e a Comissão de Boa Fé avançaram no território Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios. Segundo ele, o processo tem garantido uma pacificação no debate sobre a demarcação e já começa a trazer resultados concretos.

De acordo com a liderança, diversos ocupantes de propriedades rurais inseridas na área de demarcação indígena têm procurado, de forma espontânea, a FUNAI e as lideranças locais para formalizar acordos de indenização e desocupação das áreas. “Há algum tempo, alguns posseiros têm procurado a gente, solicitando que fosse feito o pagamento desse processo territorial. Muitos posseiros se colocam à disposição de receber esse pagamento de forma amigável e conseguimos hoje garantir alguns pagamentos dessa comissão”, afirmou Tanawi.

Atualmente, quase 200 ocupantes manifestaram interesse em resolver a situação de forma pacífica. Segundo o líder indígena, já em dezembro deste ano será realizado o pagamento da primeira etapa de indenizações, contemplando parte desses acordos. Uma nova rodada está prevista para o primeiro semestre de 2026, além de um levantamento em andamento para identificar outros casos.

A iniciativa da Comissão de Boa Fé busca garantir que a desocupação aconteça de maneira dialogada, preservando os direitos indígenas e oferecendo compensação justa àqueles que deixarem voluntariamente as áreas. Para Tanawi, esse avanço reforça a importância do diálogo: “Graças a Deus a gente está conseguindo dar andamento. Gratidão a todos, e vamos continuar na luta”, concluiu.