Geral

Cooperação russa no BRICS: um caminho para inovação e saúde no Sul Global

17/09/2025
Cooperação russa no BRICS: um caminho para inovação e saúde no Sul Global
Foto: © Sputnik / Sputnik Brasil / Armando Holanda

A delegação russa, representada por Yulia Gladkaia, advogada especializada em direito médico, participa nesta quarta-feira (17) do II Fórum BRICS de Valores Tradicionais, em Brasília, evento que busca promover o diálogo sobre a preservação de princípios culturais, éticos e morais na governança e nas relações internacionais.

À Sputnik Brasil, a especialista compartilhou suas percepções sobre a importância do fórum e os temas centrais que a Rússia trouxe à mesa durante o encontro.

"Viemos ao Brasil porque acreditamos que o BRICS é um evento global de grande importância. Ele permite que muitas pessoas vejam seus sonhos se tornando realidade, pois cooperamos em diferentes áreas."

Para ela, o fórum é uma plataforma vital para o compartilhamento de conhecimento e práticas inovadoras entre os países-membros.

"Investigamos novas ciências, novas informações, e trazemos o melhor de cada país e de cada área de atuação", explicou.

Ela destacou ainda o papel do BRICS na troca de experiências relacionadas ao bem-estar e à saúde pública.

"O BRICS é um grande fórum de negócios e parceria, que promove amizade e cooperação entre nossos países. O que o BRICS traz à mesa hoje são dois temas importantes sobre o conhecimento."

Os dois tópicos centrais apresentados pela delegação russa foram o aprimoramento do conhecimento científico e a implementação de práticas de medicina preventiva. Para Yulia, ambos os aspectos são fundamentais para o avanço da saúde pública e do desenvolvimento das sociedades.

"Como podemos tornar o conhecimento em nosso país mais interessante, mais poderoso, talvez até mais agradável?", questionou a representante.

A discussão sobre medicina preventiva, um tema essencial para o futuro da saúde mundial, foi outro ponto alto.

"Nosso foco é como prevenir as doenças mais comuns em nosso país. Estamos tentando tornar nosso povo mais saudável, mais feliz e, quem sabe, mais forte", disse Yulia, refletindo sobre as metas de saúde pública da Rússia.


Por Sputinik Brasil