Geral

'Espero condenação': deputado do PT diz que Brasil está em momento crucial e pede condenação de Bolsonaro

10/09/2025
'Espero condenação': deputado do PT diz que Brasil está em momento crucial e pede condenação de Bolsonaro
Foto: © Banco de Imagens da Câmara dos Deputados

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) se manifestou com firmeza em relação às expectativas para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que acredita em uma condenação clara e decisiva, apesar de possíveis divergências no processo.

Na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), o parlamentar destacou que, embora a dosimetria da pena e a análise das preliminares possam gerar discussões entre os ministros, o conteúdo geral do julgamento não deixa dúvidas quanto à culpabilidade de Bolsonaro.

"Eu espero que haja uma condenação hoje, com a formação do placar de 3 a 0, e quem sabe amanhã, a democracia em nosso país possa comemorar uma verdadeira goleada de 5 a 0", afirmou Correia, ao referir-se à importância de um veredito firme contra o ex-presidente nesta quarta-feira (10).

Para o parlamentar, o Brasil está em um momento crucial e a condenação de Bolsonaro é fundamental para garantir a estabilidade democrática no país e evitar novas tentativas de golpe de Estado.

Rogério Correia ressaltou que as evidências contra Bolsonaro são claras, especialmente as provas apresentadas pelo ministro Alexandre Moraes, que, segundo ele, foram sólidas e consistentes.

"As provas foram muito claras, acumuladas não apenas na delação, mas também nas provas concretas mostradas ontem no voto do Alexandre Moraes, com muita consistência", disse o deputado, referindo-se à apresentação de provas no julgamento que envolvem ameaças à democracia e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado também mencionou que o processo já está sendo analisado há quase três anos e que as ameaças feitas por Bolsonaro, especialmente a partir de 2021, demonstram a gravidade da situação.

"Se você considerar que as ameaças ao Supremo, à urna eletrônica, vêm desde junho de 2021, nós pegamos na CPMI do golpe a data de 7 de setembro de 2021, quando houve aquele ato, que foi uma verdadeira ameaça ao sistema democrático", afirmou. Para ele, o episódio foi um risco real à democracia e poderia até ter levado à decretação de um Estado de Sítio.


Por Sputinik Brasil