Geral

Senado Federal celebra Dia Nacional do Corretor de Imóveis com homenagens e reconhecimento à categoria

Luzinete Alves 08/09/2025
Senado Federal celebra Dia Nacional do Corretor de Imóveis com homenagens e reconhecimento à categoria

Na manhã de sexta-feira, 5 de setembro, o Senado Federal foi palco de uma homenagem à profissão que move o mercado imobiliário brasileiro. Em sessão solene proposta pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), líderes do setor, autoridades e parlamentares se reuniram para celebrar o Dia Nacional do Corretor de Imóveis, data comemorada em 27 de agosto.

A mesa de honra reuniu importantes representantes: o senador Izalci Lucas; o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes; o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva; o presidente do Creci-SP e vice-presidente do Cofeci, José Augusto Viana Neto; o presidente interventor do Creci-DF, Solon Amaral de Souza; o presidente do Sindimóveis-DF, Geraldo Francisco do Nascimento; e a presidente da Fenaci, Lucimar Alves Elias.

Ao abrir a sessão, o senador Izalci Lucas enfatizou o papel estratégico dos corretores: “O corretor de imóveis é mais do que um intermediador; é um consultor, um conselheiro, alguém que lida com sonhos, com expectativas e conquistas. Hoje celebramos não apenas uma profissão, mas a dedicação e o compromisso de homens e mulheres que ajudam a transformar vidas por meio do acesso à moradia e ao investimento imobiliário.”

O presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, destacou os avanços da categoria, agradeceu a iniciativa da sessão e parabenizou os profissionais: “São hoje mais de 650 mil corretores de imóveis e 74 mil imobiliárias em todo o Brasil. Temos orgulho de ver o crescimento do nível de formação da categoria e continuaremos lutando para que a profissão seja cada vez mais respeitada e reconhecida. Agradecemos ao senador Izalci Lucas pela iniciativa desta justa homenagem e, em especial, parabenizamos todos os corretores de imóveis pelo seu dia.”

Já o presidente do Creci-SP e vice-presidente do Cofeci, José Augusto Viana Neto, reforçou a importância da qualificação profissional: “O corretor de imóveis de hoje precisa estar preparado para um mercado exigente, cada vez mais tecnológico e competitivo. A busca por formação de nível superior e especialização é fundamental para elevar a imagem e a qualidade do trabalho do corretor perante a sociedade.”

O presidente interventor do Creci-DF, Solon Amaral de Souza, sublinhou a dimensão social da atividade: “Ser corretor de imóveis é participar da construção de histórias, concretizar sonhos e proporcionar segurança em um dos momentos mais importantes da vida: a conquista de um lar. Nós não vendemos apenas imóveis; ajudamos a construir sonhos, lares e futuros.”

A solenidade também celebrou a trajetória da categoria ao longo de 63 anos de regulamentação, destacando o esforço dos profissionais e das entidades representativas para consolidar a credibilidade, a ética e a profissionalização da profissão. Como símbolo desse reconhecimento, foi entregue uma placa de honra ao mérito ao senador Izalci Lucas pelo Cofeci/Creci, Fenaci, Sindimóveis e Câmara de Valores Imobiliários do Distrito Federal (CVI-DF), destacando seus relevantes serviços prestados à valorização dos corretores de imóveis no Brasil.