Geral
Canonização de Carlo Acutis reconhece milagre em brasileiro

A Igreja Católica canoniza neste domingo (7) o jovem italiano Carlo Acutis, que se tornará o primeiro santo da geração millennial. A decisão do Vaticano foi possível após o reconhecimento de dois milagres atribuídos à sua intercessão, um deles ocorrido no Brasil e outro na Costa Rica.
Os casos, investigados pelo Dicastério para as Causas dos Santos, foram considerados curas sem explicação científica. Ambos tiveram como protagonistas crianças e adolescentes, o que reforça o que fiéis chamam de “santidade próxima”, capaz de tocar os mais jovens.
O milagre brasileiro
O primeiro caso foi registrado em Campo Grande (MS). Matheus Vianna, hoje com 15 anos, nasceu com uma grave má formação chamada pâncreas anular. Aos dois anos, pesava apenas nove quilos e enfrentava internações constantes.
Em 12 de outubro de 2013, a família rezou diante de uma relíquia de Carlo Acutis, pedindo pela cura. Na mesma noite, Matheus comeu sem passar mal pela primeira vez. Dias depois, exames confirmaram que não havia mais sinal da anomalia. O padre Marcelo Tenório acompanhou o processo e encaminhou a história ao Vaticano. Hoje, Matheus leva uma vida normal.
O milagre na Costa Rica
O segundo milagre ocorreu em 2022, quando a jovem Valeria Valverde, estudante na Itália, sofreu um grave acidente de bicicleta e entrou em coma com traumatismo craniano severo. Sua mãe viajou até Assis e rezou diante do túmulo de Carlo Acutis. Pouco tempo depois, Valeria começou a respirar sozinha e, em seguida, recuperou a fala. Médicos confirmaram que não houve sequelas. O caso foi oficialmente reconhecido em maio de 2024.
Quem foi Carlo Acutis
Nascido em 1991, Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Devoto, utilizava a internet para divulgar milagres eucarísticos e tinha grande habilidade com programação. Beatificado em 2020, será proclamado santo neste domingo.
Para a mãe do jovem, Antonia Acutis, a vida do filho sempre foi marcada pela fé. “Desde pequeno, sobretudo depois da primeira comunhão, nunca faltou à missa diária e ao rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística”, declarou em entrevista à ACI.