Geral
Saúde apresenta relatório sobre prestação de contas à Câmara de Vereadores


Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participaram, na tarde desta segunda-feira (23), de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Maceió para prestação de contas referente aos indicadores de saúde do 3º quadrimestre de 2021 e 1º quadrimestre de 2022. A audiência foi presidida pelo vereador Walmir Melo, integrante da Comissão de Higiene e Saúde Pública da Câmara.
O relatório referente ao quadrimestre é um importante instrumento de monitoramento e acompanhamento das políticas de saúde, contendo o montante de recursos aplicados no período em cada área técnica, as auditorias realizadas nos serviços de saúde conveniados e a execução da programação anual de saúde.
Sônia Moura, secretária-adjunta de Governança da SMS, apresentou a prestação de contas aos vereadores e representantes da sociedade civil, destacando os principais avanços alcançados pela gestão em cada período.
“No 3º quadrimestre de 2021, podemos destacar no eixo ‘Saúde com qualidade, acesso e expansão dos serviços’, a implementação da Rede Cegonha, com 100% das metas cumpridas, 87% das metas de fortalecimento e modernização da promoção e vigilância em saúde e 75% do aprimoramento da atenção especializada ambulatorial e hospitalar”, destaca.
Sônia Moura, secretária-adjunta de Governança. Foto: Rodrigo Carlos/ Ascom SMS
Durante a apresentação também tiveram destaque as ações voltadas para a Atenção Básica implementadas nesse período, como o início da extensão dos horários de funcionamento de Unidades de Saúde que passaram a funcionar com o modelo de Corujão, o monitoramento da assistência prestada às gestantes, implantação da rede de cuidado e fluxo de saúde mental em 22 unidades de saúde, entrega de 100% dos medicamentos e insumos do programa Remédio em Casa para pacientes atendidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), entre outros.
Foto: Rodrigo Carlos/ Ascom SMS
Já em relação as ações realizadas no 1º quadrimestre de 2022, foram destacadas durante a audiência, a capacitação de profissionais da Atenção Básica, a realização da 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental, ações da Vigilância em Zoonoses para recolhimento de animais em vias públicas e as constantes capacitações da Vigilância Sanitária para diversos setores produtivos de Maceió.
Ao final da audiência, foi facultada a palavra ao público para que fossem feitas perguntas aos membros da mesa com o intuito de sanar dúvidas e para que sejam pensadas estratégias para melhorar cada vez mais o acesso aos serviços de saúde.
Mais lidas
-
1POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
2ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+
-
3INTERNACIONAL
Analista político norte-americano é baleado durante evento em universidade nos EUA
-
4DINHEIRO ESQUECIDO
Banco Central ainda tem R$ 10,7 bilhões para serem resgatados no sistema Valores a Receber
-
5JULGAMENTO
Policial civil de Pernambuco é julgado por homicídio e tentativas de assassinato em Maceió