Geral
Atentado a bomba no sul da Alemanha deixa um morto e 12 feridos

Um refugiado sírio de 27 anos detonou uma bomba caseira na entrada de um festival de música na cidade de Ansbach, no Sul da Alemanha, e morreu no atentado. Segundo as autoridades, ele já havia tentado cometer suicídio antes e era conhecido da polícia.
Outras 12 pessoas ficaram feridas, três das quais em estado grave, mas, segundo o secretário do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, nenhuma corre risco de vida. A explosão ocorreu por volta das 22h (hora local).
O homem tentou entrar, na noite deste domingo (24/07), com uma mochila com explosivos no festival de música onde se encontravam 2.500 pessoas, mas foi impedido porque não tinha ingresso. Ele então detonou a bomba caseira na entrada do festival.
Os explosivos que ele carregava tinham potencial para matar muitas pessoas, disse Herrmann na madrugada desta segunda-feira. À agência de notícias alemã dpa, o secretário do Interior da Baviera disse considerar provável que se trate de um ataque com motivação islamista. As autoridades não descartam se tratar de um ato terrorista.
Segundo Herrmann, a motivação do homem-bomba ainda não foi esclarecida. Ele chegou à Alemanha há dois anos e entrou com pedido de asilo. O requerimento foi negado há um ano, e desde então o refugiado vivia no país com status de “tolerado” (geduldet) em um abrigo na cidade de Ansbach. O homem já havia tentado cometer suicídio duas vezes e havia sido internado em um hospital psiquiátrico.
As autoridades querem agora determinar se se trata de terrorismo islâmico. A polícia busca descobrir com quem o homem-bomba se comunicou, disse o promotor Michael Berger a jornalistas. Com o homem os investigadores encontraram um telefone celular, que está sendo analisado por especialistas. As buscas no local do crime devem se estender pelos próximos dias.
A explosão em Ansbach é o quarto ataque no sul da Alemanha em menos de uma semana. Na última terça-feira (19/07), um rapaz afegão feriu a golpes de faca e machado passageiros de um trem regional próximo à cidade de Würzburg. Na sexta-feira (22/07), um jovem alemão de ascendência iraniana atirou contra passantes na cidade de Munique, deixando nove mortos e 35 feridos. No sábado, dia anterior ao ataque em Ansbach, um refugiado sírio de 21 anos atacou passantes na cidade de Reutlingen, matando uma mulher e ferindo outras duas pessoas.
Mais lidas
-
1POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
2ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+
-
3INTERNACIONAL
Analista político norte-americano é baleado durante evento em universidade nos EUA
-
4DINHEIRO ESQUECIDO
Banco Central ainda tem R$ 10,7 bilhões para serem resgatados no sistema Valores a Receber
-
5JULGAMENTO
Policial civil de Pernambuco é julgado por homicídio e tentativas de assassinato em Maceió