Finanças
Bolsa Família: STF discutirá limite para pessoas que moram sozinhas
Polêmica ocorreu em Pernambuco, mas decisão será aplicada a todos os casos semelhantes na Justiça
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai discutir se o Executivo pode limitar o ingresso de pessoas que moram sozinhas no Bolsa Família. O debate gira em torno de um Recurso Extraordinário, que define a restrição a 16% de pessoas que residem sozinhas (“famílias unipessoais”) dentro do universo de atendidos pelo Programa Bolsa Família em cada município. Ainda não há data para o julgamento.
A Lei 15.077/2024 autoriza a administração pública a estabelecer limite para famílias unipessoais, mas sem definir um percentual. A polêmica cresceu em Carpina, Pernambuco, após um beneficiário deixar de receber o Bolsa Família devido à restrição aplicada em seu município. Morando sozinho, desempregado e vivendo de trabalhos informais, ele recorreu à Justiça com apoio da Defensoria Pública da União (DPU).
O caso chegou à Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), que entendeu que cabe ao Executivo definir critérios de prioridade e seleção para o acesso ao programa. Segundo a TNU, essas regras podem ser estabelecidas por atos infralegais, mesmo sem previsão específica em lei. Dessa decisão, a DPU recorreu ao STF.
Por unanimidade, a matéria, tratada no Recurso Extraordinário (RE) 1614224, teve repercussão geral reconhecida (Tema 1.472) no Plenário Virtual. O presidente do STF, ministro Edson Fachin, considerou que a questão possui relevância econômica, política, social e jurídica, ultrapassando os interesses das partes. A tese a ser definida no julgamento de mérito será aplicada a todos os casos semelhantes em andamento na Justiça.
Mais lidas
-
1CLIMA
ONS projeta chuvas acima da média nos subsistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
4MILITAR
Na região de Carcóvia estão cercados cerca de 1,7 mil militares do Exército ucraniano, diz MD da Rússia
-
5NATUREZA
Baleia-franca visita praia do Leblon e encanta banhistas