Finanças

Anac suspende operações da Total, que presta serviço para os Correios

Decisão vale até a empresa cumprir uma série de exigências da agência

Agência O Globo - 02/09/2026
Anac suspende operações da Total, que presta serviço para os Correios
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu integralmente as operações da Total Linhas Aéreas, companhia de carga que presta serviço para os Correios.

De acordo com a Anac, a decisão é por tempo indeterminado e irá durar até a “superação das condições de risco e não conformidades em aberto” perante as Superintendências de Padrões Operacionais e de Infraestrutura Aeroportuária.

Entre essas condições, segundo o órgão, estão falhas de nível crítico e alto elencadas no processo e em outras fiscalizações, sistemas e procedimentos de segurança operacional, bem como segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita.

A empresa também deverá fazer a recomposição do quadro de administração requerido, após validação dos gestores indicados por parte da Superintendência de Padrões Operacionais.

Outra providência que precisará ser tomada é com relação ao Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional e o Sistema de Análise e Supervisão Continuada, segundo a Anac, “em condição que garanta nível de segurança aceitável”.

A empresa ainda deverá regularizar controles de aeronavegabilidade continuada das aeronaves; fazer a adequação dos processos internos de identificação, reporte e tratamento de eventos e riscos operacionais; e realização de auditorias e outros instrumentos de fiscalização por parte das unidades competentes da Anac “que apontem resultado satisfatório que permita a retomada das operações”.