Finanças
Fim da escala 6x1: líderes do Senado veem chance de votação entre 1º e 2º turno das eleições
Alcolumbre indicou a interlocutores possibilidade de levar proposta ao plenário na semana de 5 de outubro; base de Lula ainda tenta antecipar análise e oposição quer frear
Os líderes do Senado veem como possível que a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6x1 seja votada entre o primeiro e o segundo turno das eleições. Segundo interlocutores, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), indicou que poderá levar o texto ao plenário na semana de 5 de outubro, logo após a primeira etapa da disputa eleitoral.
A sinalização ocorre em meio à retomada da relação entre Alcolumbre e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se reuniram três vezes apenas nesta semana. Nesta sexta-feira, após a terceira reunião, o presidente do Senado determinou o encaminhamento da PEC às comissões da Casa, dando início à tramitação da proposta.
A possibilidade de deixar a votação para depois do primeiro turno aparece como uma solução intermediária diante das pressões em sentidos diferentes sobre Alcolumbre. Os partidos da base de Lula trabalham para antecipar a análise para o próximo período de esforço concentrado do Congresso, entre 31 de agosto e 3 de setembro, mas os senadores deliberaram difícilmente a tramitação nesse intervalo.
Ao mesmo tempo, uma votação entre os dois turnos permitiria a Alcolumbre levar a proposta ao plenário depois da primeira etapa da eleição, sem empurrar a discussão para depois de todo o processo eleitoral. A aprovação da medida nesse período também poderia representar uma política de vitória para segundo Lula em meio à campanha do turno.
A iniciativa, contudo, enfrenta a oposição. Os senadores à direita irão tentar frear o avanço da proposta antes da conclusão do pleito.
Também não há definição sobre quem será o relator da PEC no Senado. A escolha é alvo de disputa entre governo e oposição. Aliados do Planalto querem ficar com a relatoria, enquanto membros da oposição defendem o nome do senador Efraim Filho (PL-PB). Até agora, porém, não há consenso.
A PEC da escala 6x1 ganhou peso na estratégia eleitoral de Lula e passou a ser uma das principais prioridades do Planalto no Congresso. O presidente tem defendido publicamente a aprovação da mudança, e integrantes do governo pressionaram para que a proposta fosse comprovada ainda antes do primeiro turno.
Na quarta-feira, após uma reunião com Lula no Palácio da Alvorada, Alcolumbre evitou se comprometer publicamente com uma data para a votação.
— Calma! Não tem calendário. Teve uma reunião institucional muito importante para a democracia. Porque o presidente do Congresso precisa ter o diálogo aberto com o presidente do Brasil. E esse diálogo foi restabelecido — afirmou.
Nesta sexta-feira, Alcolumbre deu o primeiro passo para fazer a proposta avançar. O presidente do Senado determinou o encaminhamento também da PEC da Segurança Pública e que criasse a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. Os três textos estão entre as prioridades apresentadas pelo governo nas conversas recentes.
Em nota, Alcolumbre relatou a decisão da reunião que teve com Lula na quarta-feira.
— Foi um diálogo maduro, franco e republicano, fundamental para compreender as prioridades do Governo e tratar da agenda legislativa de interesse do nosso país — afirmou.
O presidente do Senado ressaltou, no entanto, que as propostas seguirão o rito regular da Casa, o que também reduz a possibilidade de uma votação imediata.
A ação ocorre depois de cerca de três meses de afastamento entre Lula e Alcolumbre, provocada pela exclusão, no Senado, da indicação de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A reaproximação começou na semana passada, em uma reunião organizada pelo ministro Alexandre de Moraes , do STF, com a participação de Cristiano Zanin .
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas