Finanças
Ministro da Fazenda diz que mais de 5 milhões de brasileiros estão impedidos de apostar em bets
Desse total, 800 mil são de pessoas que aderiram ao Desenrola e tiveram contas fechadas em casas de aposta
O Ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quinta-feira que mais de 5 milhões de brasileiros estão impedidos de jogar em bets atualmente. O aumento recente foi provocado pela adesão no Desenrola de 800 mil pessoas com contas ativas em plataformas de aposta. Pelas regras, quem aderir ao programa de renegociação de dívidas não pode realizar apostas online por, pelo menos, seis meses.
Além disso, 1,2 milhão de pessoas optaram por se autoexcluir das bets e outras cerca de 3 milhões não podem apostar nas plataformas porque são beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
— A gente chega em um total de mais de 5 milhões de pessoas impedidas, excluídas do jogo no Brasil, nesse compromisso de ir tratando as bets como o cigarro, no desincentivo ao jogo.
Durigan também anunciou que a partir desta quinta-feira a Fazenda dará transparência a todos os processos de autorização de bets. A publicação será feita de forma gradual. Por enquanto, já foram divulgados os processos das empresas autorizadas.
O ministro ainda disse que a autorização de funcionamento da plataforma envolvida na Operação Arena, deflagrada nesta quarta pela Polícia Federal e a Receita Federal, já foi suspensa por medida cautelar.
— Já temos medida cautelar que suspende a autorização da empresa, dentro de um processo de fiscalização que já estava em curso, com troca de informações com as demais autoridades, reforçando o nosso papel. A partir de informações que a SPA tem e o compartilhamento com as demais autoridades, temos conseguido viabilizar esse combate de aplicação da lei penal, esse combate criminal, que envolve lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio dessas empresas.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas