Finanças

Governo realiza nova reunião com setores afetados pelo tarifaço dos EUA: veja o que os exportadores desejam

Executivo se reunirá com associações de segmentos como móveis e açúcar, entre outros.

Agência O Globo - 22/07/2026
Governo realiza nova reunião com setores afetados pelo tarifaço dos EUA: veja o que os exportadores desejam
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: © AP Photo / Bruna Prado

O governo terá hoje uma nova rodada de reuniões com empresários de setores afetados pelo tarifaço de 25% sobre produtos brasileiros.

Desta vez, participarão representantes dos setores de móveis, açúcar, fumo e indústria química. A reunião acontece no dia em que entra em vigor a nova tarifa de 25% definida pelo governo Trump, que passará a incidir sobre uma série de produtos brasileiros exportados para os EUA.

Entenda como:

Após tarifaço de 25%:

Ontem, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, Márcio Elias Rosa, se reuniram com associações de setores que não foram incluídos na lista de exceções da tarifa de 25%: calçados, indústria elétrica e eletrônica, máquinas e equipamentos, e indústrias de plástico e de pneus.

Após o encontro com Alckmin, o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, manifestou-se contra o uso da Lei da Reciprocidade pelo governo.

Itaú Unibanco:

Com a liderança do Mdic, as reuniões também contarão com a participação do Ministério da Fazenda. O ministro, Dario Durigan (Fazenda), se reuniu ontem com Márcio Elias e o presidente Lula, no Palácio do Alvorada, para discutir a reação ao novo tarifaço de Trump.

A ideia é ouvir as associações setoriais para entender as demandas de cada segmento, na direção de mitigar os impactos da política protecionista de Trump. Neste momento, além de calibrar o tamanho do pacote de auxílio aos exportadores, o governo poderá apresentar as ações já tomadas e reforçar sua disposição de auxiliar o empresariado dentro do possível.

Jamieson Greer:

Como mostrou o GLOBO, o governo Lula vê uma oportunidade nestas reuniões para também tentar conquistar os empresários às vésperas das eleições.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o tarifaço afetará 26,2% das exportações brasileiras aos Estados Unidos. Produtos importantes para o mercado americano, como ferro-gusa, café, carnes e laranja, foram incluídos na lista de exceções.

Welber Barral:

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Márcio Elias Rosa, os segmentos mais impactados pela nova taxação, que entra em vigor amanhã, são madeira, máquinas e equipamentos elétricos, móveis, produtos cerâmicos, calçados e açúcar.

Confira a cronologia dos tarifaços de Trump