Finanças
Veículos elétricos já chegam a 15,8% das vendas de modelos leves no Brasil, aponta associação
Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) aponta crescimento de 125% na comercialização de eletrificados de janeiro a junho de 2026
A venda de veículos elétricos vem crescendo nos últimos meses. No primeiro semestre do ano, os modelos eletrificados responderam por 15,8% do total de comercialização de automóveis leves, segundo levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O resultado é 6,1 pontos percentuais superior ao do mesmo período do ano passado, quando a comercialização desse tipo de veículo foi de 9,7% dentro de tudo o que foi adquirido pelos consumidores.
Ainda dá tempo:
Distribuição começa em lotes:
Em números absolutos, os brasileiros adquiriram 215.023 veículos elétricos de janeiro a junho de 2026. O resultado é 125% superior ao do mesmo período do ano anterior, quando 95.493 modelos foram vendidos.
Apenas em junho, foram 47.579 unidades. A média mensal de vendas no semestre foi de 35.837.
Os números são recordes e, de acordo com a ABVE, apontam para uma mudança estrutural no comportamento do consumidor brasileiro.
“O mercado doméstico total do setor automotivo cresceu 20% no semestre. Já os eletrificados, com aumento de 125% no período, cresceram seis vezes mais”, diz nota da associação.
Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, outra explicação para o aumento das vendas foi as regulamentações de leis de direito à recarga para proprietários de veículos elétricos em vários estados brasileiros e aprovação de novas normas pelos bombeiros de instalação de pontos de recarga nos edifícios residenciais de muitas cidades, além do investimento na criação de mais de 25 mil eletropostos públicos e semipúblicos.
“Ainda falta muito para termos um ambiente regulatório robusto no Brasil, mas essas medidas já fizeram a eletromobilidade ganhar a confiança do consumidor brasileiro”, explica Ricardo em nota.
Aumento de modelos elétricos
Segundo a ABVE, são considerados automóveis eletrificados apenas aqueles que são 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos sem recarga externa, mas com tração elétrica (HEV e HEV flex).
A associação aponta a oferta e a diversidade de novos modelos como um dos mais significativos para o crescimento das vendas. Entre o primeiro semestre de 2025 (274) e 2026 (350) houve um aumento de 27,7% na oferta de modelos, com destaque para os 100% elétricos.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2LOTERIAS
Horário da Quina de São João: veja como acompanhar o resultado
-
3ORGULHO PALMEIRENSE
Professor de Palmeira dos Índios é aprovado em curso nacional de elite do voleibol
-
4FENÔMENO NATURAL
Céu 'pega fogo' em Caracas: fenômeno raro pinta a Venezuela de vermelho
-
5INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião