Finanças

Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê

Medida atinge desinfetantes, detergentes e lava-roupas líquidos de lotes específicos

Agência O Globo - 15/06/2026
Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
Anvisa - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a suspensão da distribuição, comercialização e uso de lotes específicos de produtos da marca Ypê. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (15), atinge desinfetantes, detergentes e lava-roupas líquidos.

Segundo a Anvisa, a decisão foi motivada pelo descumprimento de requisitos previstos na RDC 47/2013, identificados durante inspeção sanitária realizada entre os dias 27 e 30 de abril de 2026.

Lotes.

Desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê: estão suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de março de 2026.

Detergentes lava-louças: incluindo versões com enzimas ativas, toque suave, concentrado e linhas claras e verdes, estão suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de março de 2026.

Lava-roupas Tixan Ypê e Ypê líquido: nas versões antibac, coco e baunilha e premium, estão suspensas todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de abril de 2026.

Análises e restrição

De acordo com a agência, os elogios apresentados pela empresa apontaram resultados predominantes para produtos fabricados após esses dados. Com isso, a restrição foi limitada aos lotes mais antigos.

No caso dos desinfetantes e detergentes, foram considerados adequados os produtos fabricados entre 1º e 31 de março de 2026. Já para as lava-roupas, os testes foram concluídos em conformidade com os itens produzidos entre 1º de abril e 7 de maio de 2026.

Monitoramento no mercado

A Anvisa informou ainda que os produtos atingidos pela medida e que já foram distribuídos, estando disponíveis no mercado, devem seguir as tratativas acordadas com a empresa para a manutenção de ações de monitoramento sanitário.

Entenda o caso

A crise teve início em 7 de maio, quando a Anvisa determinou a suspensão de mais de cem lotes de produtos da Ypê após identificar falhas consideradas graves nos processos de fabricação da unidade de Amparo.

Durante a fiscalização, foram encontradas 76 irregularidades sanitárias. A agência também apontou risco de contaminação microbiológica em produtos fabricados em plantas industriais.

O caso ganhou ainda mais repercussão porque, em novembro de 2025, a empresa já havia registrado um episódio de contaminação microbiológica envolvendo a bactéria Pseudomonas aeruginosa em produtos da linha lava-roupas.

Bactérias

A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria comum no ambiente, encontrada na água, no solo e em locais úmidos. Em pessoas saudáveis, normalmente não causa problemas graves.

No entanto, pode provocar infecções em pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento contra o câncer, transplantados, idosos e pessoas com doenças que afetam o sistema imunológico.

Por esse motivo, a Anvisa classificou as medidas adotadas como preventivas, com o objetivo de evitar riscos à saúde da população.