Finanças

BC nega liquidação extrajudicial do Nubank após mensagens enviadas a clientes

Nubank atribui notificações sobre encerramento de atividades a erro operacional pontual, já corrigido

Agência O Globo - 12/06/2026
BC nega liquidação extrajudicial do Nubank após mensagens enviadas a clientes
- Foto: Reprodução

Após clientes do Nubank receberem, na manhã desta sexta-feira, notificações e e-mails informando que a instituição estaria em liquidação extrajudicial, a empresa divulgou nota atribuindo o envio das mensagens a um “erro operacional pontual, já identificado e solucionado”.

Também em nota, o Banco Central esclareceu que “não procede a informação” de que teria decretado a liquidação extrajudicial do Nubank.

Segundo a instituição financeira, as mensagens indevidas foram enviadas a “uma parcela de sua base de clientes”.

“A instituição permanece com todas as suas licenças ativas e sem qualquer impacto para sua operação, que segue com segurança e estabilidade. Pedimos desculpas aos nossos clientes pelo ocorrido e reforçamos nosso compromisso em manter a qualidade dos serviços prestados e a transparência na relação com todos”, informou o Nubank.

As notificações recebidas por clientes afirmavam que o banco teria passado por liquidação extrajudicial determinada pelo Banco Central. O texto também mencionava que investimentos na instituição seriam cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Em uma das mensagens compartilhadas nas redes sociais, a notificação dizia: “Aviso importante: NUBANK. Este emissor teve suas atividades encerradas pelo Banco Central. Sua custódia aqui no Nubank será ajustada quando você receber a cobertura do FGC. Entenda como solicitar o FGC”.