Finanças
Presidente do BRB diz que banco vai agir para ‘responsabilizar fraudes’ no caso Master
Nelson Antônio de Souza participa de reunião no Senado
O presidente do Banco de Brasília (BRB), Nelson Antônio de Souza, disse nesta terça-feira que uma instituição financeira comandada por ele vai colaborar para responsabilizar qualquer irregularidade envolvida no escândalo do Banco Master.
— Reconhecemos os desafios enfrentados pelo banco e não minimizamos a importância dos fatos apurados. Nosso dever é preservar o BRB, concordar falhas, colaborar com a responsabilização de todos aqueles que cometeram irregularidades e garantir que o banco continue operando à população com solidez, segurança e transparência — declarado durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
O banco estatal não é centro da crise de fraude financeira do Master, do ex-banqueiro Daniel Vorcaro. A crise levou à saída de Paulo Henrique Costa, antecessor de Souza, do comando do BRB e também à sua prisão.
O BRB chegou a abrir mão de receber de forma instantânea um ressarcimento de R$ 6,7 bilhões pela compra de carteiras de crédito do Master investigadas por suspeitas de fraudes, apontadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em janeiro.
O contrato prévio à restituição integral, mas uma instituição controlada pelo governo do Distrito Federal decidiu obter os recursos parceladamente, em uma manobra para que o dinheiro permanecesse com o banco de Daniel Vorcaro, de acordo com a investigação.
Na participação de hoje na sessão da CAE, Nelson Antônio de Souza disse que o BRB tem interesse em prestar contas das atividades do banco.
— Permita-me abordar também o tema das projeções financeiras. A divulgação ocorrerá tão logo sejam concluídos os procedimentos de auditoria independente, validação contábil e tramitação regulatória aplicáveis pelas normas aplicadas. Estejam certos, a quem mais interessa divulgar o balanço é o próprio BRB, tendo em vista a corrida de liquidez que cada vez se acentua, tendo em vista a não divulgação desse balanço.
No fim de maio, o governo do Distrito Federal e o governo federal fecharam um acordo para viabilizar um empréstimo de R$ 6,5 bilhões que servirá para capitalizar o BRB e cobrir o rombo deixado pelas transações com o Banco Master.
A partir desse acordo, o empréstimo ao governo do Distrito Federal para saúde do BRB será fechado junto ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC), sendo garantido por um conjunto de bancos públicos e privados.
O presidente do BRB comentou sobre esse acordo na sessão:
— É um acordo inédito. É uma engenharia financeira jamais vista neste país (...) Não envolve transferências diretas de recursos da União, nem concessão de garantia ou aval federal. Trata-se de estrutura compatível com os marcos legais regulamentares vigentes.
Mais lidas
-
1JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
2PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
3ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?