Finanças
Governo e Câmara alinham tramitação sobre fim da escala 6x1 após almoço entre Lula e Motta
Governo deve enviar texto próprio sobre o tema nesta semana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reuniram nesta terça-feira, durante almoço no Palácio do Planalto, para tratar do fim da escala 6x1, modelo que prevê seis dias de trabalho seguidos por um de folga.
No encontro, ficou definido que Motta, o novo ministro de Relações Institucionais, José Guimarães, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, vão discutir como o tema será conduzido no Congresso.
O governo pretende encaminhar ao Congresso um projeto próprio sobre a escala 6x1 ainda nesta semana, enquanto a Câmara já analisa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto.
“Discutimos como encaminhar a questão do fim da escala 6x1. O presidente disse que fazia questão de enviar o projeto do governo, afirmou que o texto será encaminhado nesta semana. O presidente Hugo destacou que há uma PEC em tramitação na Câmara sobre o tema. Combinamos que Hugo, Guimarães e eu vamos dialogar para construir uma forma de tramitação entre a PEC e o projeto do governo. Vamos conversar para definir como será esse processo”, afirmou Boulos.
O encontro aconteceu após uma série de desencontros entre governo e Congresso sobre o envio e o formato da proposta. Nos bastidores, a reunião é vista como tentativa de alinhar Executivo e Legislativo em torno de uma pauta que ganhou relevância política nas últimas semanas.
A intenção do governo é enviar um projeto com pedido de urgência, o que obrigaria a Câmara a analisar a proposta em prazo determinado, sob risco de travamento da pauta.
A proposta em discussão prevê a redução da jornada de trabalho sem corte de salários, com o argumento de que ganhos de produtividade possibilitariam a mudança. No Planalto, o tema é visto como uma das principais vitrines sociais do governo e possui forte apelo popular, especialmente em um cenário pré-eleitoral.
O movimento do Executivo, porém, gerou divergências com a Câmara. Na semana passada, Motta afirmou que o governo teria desistido do envio de um novo texto, versão negada pelo Planalto poucas horas depois. No dia seguinte, Lula reafirmou publicamente que enviaria a proposta ainda nesta semana, o que não se concretizou até agora.
Na Comissão de Constituição e Justiça tramita uma PEC que prevê a redução da jornada e a adoção de modelos como o 5x2. Motta tem sinalizado que a chegada de um projeto do Executivo não deve interromper o andamento da PEC, o que pode gerar sobreposição entre as iniciativas.
Atualmente, a escala 6x1 — seis dias de trabalho para um de descanso — é comum em setores como comércio e serviços, e sua revisão mobiliza diferentes correntes no Congresso. Apesar do forte apelo social, a proposta enfrenta resistência de representantes do setor produtivo, que alertam para o risco de aumento de custos e impactos na produtividade.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados